quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O Que o Ministério da Justiça tem a ver com isso?

Nada justifica a censura ao filme, mas existem certos pontos tão sombrios que fica até difícil entender para argumentar.

Tinha um certo temor em compartilhar essa questão porque pensei que poderia ser apenas uma ignorância minha e tentei compreender do que se tratava antes de dizer qualquer coisa. E é pelos meus conhecimentos limitados que evito falar por aqui e apenas servir como um meio de amplificar o que é dito por quem sabe mais.

Até que o Cezar Migliorim me fez essa mesma pergunta. Então entendi que não era ignorância minha, era algo realmente complicado de se entender.

"O que eu não consegui entender direito é a relação do Min. da Justiça com isso tudo.
Ele não fez a classificação etária porque assim decidiu ou porque o justiça não permite.
Se foi uma decisão política, isso me parece mais grave até que tudo que aconteceu até agora."
Cezar

Resolvi perguntar ao Raffaele Petrini, da Petrini Filmes, distribuidora do filme. A resposta foi de assustar. É muito grave. Gravíssimo essa ação assim não justificada e sem nenhuma comunicação e posição oficial. Não entendemos porque não há explicação.

Aqui a respostada dada por Raffaele Petrini por e-mail:

"A Classificação estava praticamente pronta, 18 anos, com todas as inadequações que tínhamos enviado.

Tanto é que quando eu tinha ligado na sexta feira antes do "veto" carioca e o atendente me informou que o filme já tinha o laudo e que faltava somente a assinatura do presidente da Classificação.

O que aconteceu (e que descobri depois de um tempo) era que "alguém recomendou que a classificação fosse suspensa", nas palavras do Coordenador substituto da Classificação.

Esse alguém é o Ministério da Justiça que recebeu 19 razões para que o filme fosse proibido do Ministério Público de MG (essas 19 razões não encontrei em lugar algum... você conseguiu?).

Ontem, conversando com Alessandra, coordenadora da Classificação Indicativa, descobri que realmente há uma certa pressão por parte do Ministério Público para que o filme seja vetado, pois se suspeita que o filme vá contra o ECA.

O problema é que formalmente não cabe à classificação indicativa proibir a veiculação de uma obra cinematográfica. Tudo isso é muito pouco explicado, até porque ainda não recebemos algum posicionamento OFICIAL e por escrito sobre o que está acontecendo por trás dessa censura.

Espero obter alguma resposta amanhã."

E-mail enviado às 11:58 do dia 04.08.11

É grave! É gravíssimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário